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Programa de Apoio à Produção de Material Didático (PROMAD)

O Programa de Apoio à Produção de Material Didático é uma submodalidade pertencente à modalidade da Bolsa de Ensino e Aprendizagem, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA).

O PROMAD destina-se a promover constante melhoria na formação acadêmica dos estudantes da UFLA. Nele, são desenvolvidos objetos de aprendizagem, sejam eles imagens, animações, vídeos, modelos tridimensionais reais, dentre outros.

O PROMAD visa dar oportunidade para estudantes que possuem perfil e interesse em atuar no desenvolvimento de material didático-pedagógico para atender as demandas do ensino de graduação da universidade. Tem como objetivos: capacitar os estudantes para atuarem nas áreas de ensino e desenvolvimento de tecnologias educacionais; contribuir para a melhoria das ferramentas que possibilitam o acesso aos materiais didáticos digitais do tipo recursos educacionais abertos (REA), aumentando os canais de comunicação entre docentes e discentes, potencializando as possibilidades de trabalho colaborativo em grupos; promover a expansão do uso de tecnologias educacionais na graduação presencial; e incentivar a produção de materiais didáticos inovadores vinculados à inovação pedagógica dos cursos de graduação.

O PROMAD objetiva despertar vocações para o desenvolvimento de materiais didáticos inovadores destinados à aplicação nos cursos de graduação da universidade; estimular os estudantes a desenvolverem atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação; contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação, oferecendo-lhes oportunidades de conhecimento e prática em ambientes além da sala de aula; contribuir com o desenvolvimento institucional por meio das atividades desenvolvidas, auxiliando a UFLA a cumprir com sua missão educacional, gerando conhecimentos e práticas para o avanço da ciência.

Conheça os projetos PROMAD abaixo:

  • Atlas Digital de Anatomia Animal 3D – Ênfases: Anatomia Veterinária e Desenvolvimento de Aplicação web
  • Campus Virtual
  • Desenvolvimento de Modelos Didáticos Tridimensionais para o Ensino de Embriologia na UFLA
  • Desenvolvimento de um Sistema para Auxiliar na Geração de Horários na UFLA
  • Disciplina GCC250 - Fundamentos de Programação I, ofertada na modalidade à distância
  • Disciplina GEX104 - Cálculo I, Ofertada na Modalidade à Distância
  • Disciplina GFI125 - Física A, Ofertada na Modalidade à Distância
  • Disciplina GFI127 - Física B, Ofertada na Modalidade à Distância
  • Disciplina GNE268 - Metodologia Científica, ofertada na modalidade à distância
  • Engenharia de Software: Aplicando a Teoria na Prática
  • Introdução ao Estudo do Direito
  • Materiais Didáticos Alternativos
  • Semiologia em Foco: Uma Ferramenta Audiovisual de Reforço Didático na Prática Semiológica Veterinária – Ênfases: Edição de Vídeo e Programação html e Semiologia Veterinária
  • Utilização de Gifs Animados, Vídeos e Imagens no Aprendizado dos Conceitos de Física: Uma Abordagem Motivacional

Projeto: Atlas Digital de Anatomia Animal 3D – Ênfases: Anatomia Veterinária e Desenvolvimento de Aplicação web

Orientador: Gregório Corrêa Guimarães (DMV)

Atualmente existe uma demanda crescente por representações virtuais de elementos reais, que se torna realidade através de técnicas de realidade virtual, porém há grande carência desses materiais didáticos nas escolas e universidades. Assim, objetiva-se neste projeto criar materiais didáticos virtuais realistas, através da construção de réplicas virtuais a partir de modelos reais. Será construído um atlas com imagens de ossos tridimensionais para aplicação na disciplina de anatomia veterinária I (GMV 204), mais especificamente os ossos que compõem os esqueletos de equinos e cães, com grande semelhança do objeto real, trazendo ainda os acidentes ósseos de cada um com textos descritivos. Espera-se oferecer ao aluno certa mobilidade de estudo, na qual ele poderá acessar o Atlas 3D em qualquer lugar usando dispositivo com acesso à internet, além de auxiliar nos estudos in loco. Portanto, pretende-se proporcionar melhoria na qualidade de ensino, fornecendo uma nova ferramenta para o processo de aprendizado, motivando os alunos a adquirirem novos conhecimentos por meio da utilização do ambiente virtual tridimensional.


Projeto: Campus Virtual

Orientador: Alexandre José de Carvalho Silva (DIRED)

Em breve descrição aqui.


Projeto: Desenvolvimento de Modelos Didáticos Tridimensionais para o Ensino de Embriologia na UFLA

Orientador: Jerry Carvalho Borges (DSA)

Ao longo da vigência do projeto têm sido aplicados questionários para avaliar as dificuldades e preferências dos estudantes sobre temas da embriologia e, então, confeccionados mais de 300 modelos didáticos tridimensionais para atender a essas demandas. Os modelos foram elaborados com massa de biscuit, gesso, isopor, arames, imãs de neodímio, resina ortoftálica, etc. Também foi produzida uma apostila com a descrição destes. Estes modelos vêm sendo utilizados em aulas teórico-práticas por turmas dos cursos de Nutrição, Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia. E, desde 2016, por turmas da Medicina.

Além disso, é importante enfatizar que os modelos têm sido utilizados na produção de vídeos didáticos sobre embriologia, que estão disponibilizados para consulta pública em um canal do Youtube. Mais recentemente, esses vídeos estão sendo produzidos utilizando recursos tecnológicos do estúdio da Diretoria de Educação a Distância (DIRED) da UFLA.

O projeto em questão tem contribuído para a formação de um grande número de graduandos, permitindo aos bolsistas iniciarem na produção de material didático e no teste de seu emprego para ensino em salas de aulas. O projeto também permite que os alunos possam desenvolver um TCC na área e que possam se engajar em apresentações dos resultados obtidos em congressos locais, nacionais e internacionais, além de sua participação na produção (análise dos dados, redação) de publicações científicas.


Projeto: Desenvolvimento de um Sistema para Auxiliar na Geração de Horários na UFLA

Orientador: Dilson Lucas Pereira (DCC)

A geração de horários das disciplinas de graduação consiste em atribuir as aulas destas disciplinas a horários e salas de aula, de modo que uma série de restrições sejam satisfeitas (duas aulas de um mesmo professor não podem acontecer ao mesmo tempo, por exemplo). Atualmente, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a geração de horários é feita de forma manual, pelos coordenadores de curso, chefes de departamento, e pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para auxiliar na geração de horários. O sucesso deste projeto poderá implicar em economia de recursos físicos, humanos e financeiros.


Projeto: Disciplina GCC250 - Fundamentos de Programação I, ofertada na modalidade à distância

Orientador: Paula Christina Figueira Cardoso (DCC)

Em breve descrição aqui.


Projeto: Disciplina GEX104 - Cálculo I, Ofertada na Modalidade à Distância

Orientador: Marcio Fialho Chaves (DEX)

Em breve descrição aqui.


Projeto: Disciplina GFI125 - Física A, Ofertada na Modalidade à Distância

Orientador: Igor Saulo Santos de Oliveira

Objetivos: Auxiliar na elaboração de material didático para uso na disciplina de Física A – EAD, e no auxílio aos estudantes em relação a dúvidas referentes ao conteúdo do curso.

As disciplinas de Física Básica nos cursos de Engenharias tem, em geral, um alto índice de reprovação. Este é um problema verificado não só na UFLA, mas também na maioria das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Em particular no curso de Física A, que é o primeiro curso de Física Básica, as dificuldades costumam estar relacionadas a deficiências que os estudantes trazem nos conteúdos de Física e Matemática aprendidos no Ensino Médio. E também, pode estar relacionado com uma imaturidade do estudante em relação a rotina de estudos que deve ser adquirida para ter sucesso na conclusão de um Curso Superior. Pensando em métodos diferenciados de ensino para os alunos reprovados na discplina, foi criado a disciplina de Física A - EAD. A abertura desta turma possibilitou a ampliação do número de vagas ofertadas na disciplina, diminuindo a retenção de alunos, e também, oferece um método de aprendizado diferente das turmas presenciais convencionais, visando os alunos que possuem dificuldade na disciplina. A turma EAD depende principalmente de materiais de estudo disponíveis no Campus Virtual, como listas de exercícios, videoaulas, chats de dúvidas, exercícios resolvidos, entre outras. Neste contexto, os alunos bolsistas no projeto PROMAD estão envolvidos na elaboração do material didático utilizado na disciplina e auxílio aos alunos em relação a dúvidas referentes ao conteúdo da disciplina. O atendimento aos estudantes é feito tanto presencialmente como pelos canais de comunicação do Campus Virtual.


Projeto: Disciplina GFI127 - Física B, Ofertada na Modalidade à Distância

Orientadora: Angélica Sousa da Mata (DFI)

Em breve descrição aqui.


Projeto: Disciplina GNE268 - Metodologia Científica, ofertada na modalidade à distância

Orientadora: Marina Elisei Serra (DEA)

Em breve descrição aqui.


Projeto: Engenharia de Software: Aplicando a Teoria na Prática

Orientador: Antônio Maria Pereira de Resende (DCC)

Este projeto propiciará a discentes da UFLA a realização de análise, projeto, desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas e objetos de aprendizagem envolvendo imagens, animações, áudios, vídeos e/ou outras formas de tecnologia da informação aplicada a educação do conteúdo da disciplina de Engenharia de Software (Desenvolvimento de Software), a fim de melhorar a formação acadêmica dos discentes, de promover o rompimento de dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem e de capacitar os alunos em práticas atuais demandadas pelo mercado de trabalho. Dentre os principais objetivos, pode-se citar o desenvolvimento de autonomia do aluno em aprender e aplicar tecnologias na construção de software, aprender sobre o processo de construção de software e capacitar-se com um desenvolvedor júnior de software.


Projeto: Introdução ao Estudo do Direito

Orientador: Leonardo Gomes Penteado Rosa (DIR)

Trata-se de projeto de diagnóstico de desafios da disciplina GDI101 - Introdução ao Estudo do Direito (IED), bem como de levantamento de soluções por meio de pesquisas bibliográficas sobre metodologias do ensino e de introdução ao direito, sobre materiais não-tradicionais como vídeos e podcasts, casos jurídicos etc. Visa-se a produzir material que subsidie a inclusão desses elementos e metodologias na disciplina, bem como um breve "Manual acadêmico" a respeito de IED bem como do curso de direito.

Os objetivos gerais do projeto são:

a) Aprimorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de IED por meio da elaboração de materiais didáticos inovadores que contribuam à formação acadêmica integral dos estudantes.

b) Oportunizar a estudante(s) do curso de direito e a docente unirem-se para, em troca de experiências e perspectivas, aprimorar a formação pedagógica de ambos enquanto elaboram materiais didáticos destinados à melhoria da formação acadêmica dos estudantes matriculados na disciplina.


Projeto: Materiais Didáticos Alternativos

Orientador: Chrystian Araújo Pereira (DSA)

Considerando o atual contexto de grande disponibilidade e acesso à informação, a necessidade de inovação na área da educação e a busca de metodologias alternativas e dinâmicas de ensino-aprendizagem, apresenta-se a proposta de ensino multidisciplinar, integrado e contextualizado a situações práticas do futuro profissional. Alinhado à proposta do PPC do Curso de Graduação em Medicina da UFLA, o projeto propõe a integração multidisciplinar de docentes dos Departamentos de Ciências da Saúde (DSA) e Química (DQI), discentes de Graduação dos cursos de Educação Física, Medicina e Medicina Veterinária e discentes de Pós-Graduação visando ao planejamento e elaboração de atividades de ensino e materiais didáticos (vídeo-aulas, textos acadêmicos, mapas metabólicos multidisciplinares e outros). Pretende-se que os materiais produzidos permitam a integração e contextualização de maneira contínua e interdisciplinar dos conteúdos de Bioquímica, Bioquímica Clínica, Farmacologia, Metabolismo e Química Orgânica. A expectativa é que os materiais sejam utilizados por alunos de graduação das disciplinas: a) GSA 120 – Bases Metabólicas e Bioquímicas; b) GSA 176 - Terapêuticas I; c) GSA 132 – Terapêuticas II; d) GSA 137 – Terapêuticas III; e) GQI 132 – Bioquímica; f) GQI 135 – Química Orgânica e g) outras. Além disso, pretende-se que o material seja também utilizado em disciplinas de Pós-Graduação (PSA 511 – Metabolismo e Bioquímica Avançada e disciplinas dos programas de Nutrição, Agroquímica e outros).


Projeto: Semiologia em Foco: Uma Ferramenta Audiovisual de Reforço Didático na Prática Semiológica Veterinária – Ênfases: Edição de Vídeo e Programação html e Semiologia Veterinária

Orientador: Carlos Artur Lopes Leite (DMV)

Em função de alterações de paradigmas no ensino superior mundial, diversas práticas e políticas pedagógicas foram estabelecidas no intuito de se adequar à nova realidade profissional, com destaque para as videoaulas. Como um problema crônico no ensino superior nacional, a baixa carga horária das disciplinas de graduação e, consequentemente, a menor oferta de aulas práticas, faz com que conteúdos relevantes sejam excluídos da formação educacional do discente. Este fato está presente na disciplina SEMIOLOGIA (GMV116), o que afeta o processo de aprendizado do aluno, especialmente no tocante às atividades práticas. Visando minimizar este fato, objetiva-se neste projeto a criação de uma plataforma institucional eficiente, de rápido e fácil acesso ao discente, de forma que o mesmo possa usufruir de todas as facilidades do universo digital, ao mesmo tempo em que tecnologia e aprendizado se fundem em um só elemento modificador e motivador para o indivíduo. Nesta plataforma estarão disponíveis vídeos curtos relacionados às atividades práticas em diversas espécies animais, permitindo ao discente complementar o ensino teórico e aplicar o conteúdo em sua atividade clínico-cirúrgica.


Projeto: Utilização de Gifs Animados, Vídeos e Imagens no Aprendizado dos Conceitos de Física: Uma Abordagem Motivacional

Orientadora: Aline Duarte Lúcio (DFI)

Sabemos da importância das ciências, e particularmente da física, para a sociedade moderna. Porém, devido ao enorme conteúdo das disciplinas básicas de Física, atrelado à grande quantidade de alunos com os quais o professor necessita lidar em seu cotidiano (diminuindo a sua capacidade de fazer um curso individualizado), é muito comum que as aulas sejam ministradas de maneira bastante formal, com muitas fórmulas e explicações matemáticas. O objetivo deste trabalho é elaborar materiais didáticos na área de física básica, tais como GIFs animados, imagens tridimensionais e vídeos de curtíssima duração, que sejam simples de serem utilizados pelo professor e que tragam exemplos interessantes para todos. A ideia é usar exemplos práticos da física básica, assim como eventos do dia-a-dia, ou mesmo exemplos específicos de áreas tais como da engenharia, biologia, química, etc., que possam elucidar os conceitos tratados e, ao mesmo tempo, mostrar a grande conexão entre a física e as várias áreas de aprendizado dos cursos da UFLA.