Ir direto para menu de acessibilidade.

Formas de Ingresso

Sisu - Sistema de Seleção Unificada

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Acesse o Sisu no portal do Ministério da Educação (abre em nova janela).

Acesse mais informações sobre o Sisu na UFLA no site da Diretoria de Processos Seletivos - Dips (abre em nova janela).


PAS - Processo Seletivo de Avaliação Seriada

O Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) é uma forma de ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFLA, por meio do qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do ensino médio. Nas duas primeiras etapas (PAS 1 e PAS 2) o candidato fará provas de múltipla escolha e redação. Na terceira etapa (PAS 3), é adotada a nota do Enem.

Acesse o site do PAS para obter mais informações (abre em nova janela).


Vestibular

A partir de 2010, a UFLA aderiu integralmente ao Sisu – Sistema de Seleção Unificada do MEC, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em substituição ao vestibular. Portanto, as vagas dos cursos de graduação presenciais da instituição são preenchidas pelos candidatos do Sisu: 60% no primeiro semestre e 100% no segundo semestre. As demais vagas (40% no primeiro semestre) são preenchidas pelos candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada - PAS.

As vagas dos cursos a distância são ofertadas por meio de edital próprio, de acordo com as demandas da  Diretoria de Educação a Distância - Dired/UFLA e posterior liberação pela Capes.


Mudança Interna

Podem se candidatar à Mudança Interna de Curso estudantes regularmente matriculados na UFLA, em cursos de graduação presenciais ou a distância, e que atendam aos seguintes requisitos: estejam dentro do prazo mínimo de integralização curricular e tenham cursado, com aprovação pela UFLA, no mínimo, 10% (dez por cento) da carga horária total do curso de origem. A Mudança Interna de Curso na UFLA é concedida uma única vez por estudante.
A classificação é baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos do processo seletivo. 

Saiba mais sobre o processo seletivo no site da Diretoria de Processos Seletivos - DIPS


Transferência Externa

Podem se candidatar à Transferência Externa para os cursos de graduação da UFLA estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais ou a distância de outras Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação - MEC, cujos atos regulatórios sejam por ele emitidos e que atendam aos seguintes requisitos: tenham cursado, com aprovação, até o período da inscrição, pelo menos 10% da carga horária mínima para integralização curricular, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN´s do curso de origem; o curso de origem seja idêntico ou de áreas afins ao pretendido para transferência.
A classificação é baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos do processo seletivo.
Os estudantes que ingressarem na instituição por meio de Transferência Externa de Curso não terão o direito de concorrer às vagas ofertadas por meio de mudança interna de curso. 

Saiba mais sobre o processo seletivo no site da Diretoria de Processos Seletivos - DIPS


Obtenção de Novo Título

Podem se candidatar à Obtenção de Novo Título portadores de diploma de nível superior, em cursos presenciais ou a distância, desde que o curso de graduação tenha sido feito em instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação - MEC, cujos atos regulatórios sejam por ele emitidos.
A classificação é baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos do processo seletivo.
Os estudantes que ingressarem na instituição por meio de Obtenção de Novo Título não terão o direito de concorrer às vagas ofertadas por meio de mudança interna de curso. 

Saiba mais sobre o processo seletivo no site da Diretoria de Processos Seletivos - DIPS


Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G)

Anualmente, a UFLA oferece à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação vagas para estudantes estrangeiros. De acordo com o número de vagas, a própria secretaria seleciona previamente os candidatos e os encaminha à Universidade, por meio do Programa de Estudante-Convênio.
Vale ressaltar que, para a permanência do estudante na condição de estudante-convênio, ele deverá obedecer integralmente às exigências recomendadas no Protocolo firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores, bem como às demais normas estabelecidas pela UFLA.

Mais informações no site da Diretoria de Relações Internacionais.


Transferência Ex-Officio

Mais informações.