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I Fórum de Graduação debate estratégias e autoavaliação para cursos da UFLA

Publicado: Sexta, 17 Outubro 2014 17:56 | Última Atualização: Terça, 14 Novembro 2017 16:15

forum-graduacaoAs notas obtidas pelos cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) conferem à Universidade o status de excelência, confirmado pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC/Inep/MEC), que avalia a UFLA com nota máxima (5). Objetivando a expansão dos cursos de graduação com essa mesma qualidade e o fortalecimento dos cursos já consolidados, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16), foi realizado o I Fórum de Graduação.

Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a proposta desta primeira edição foi estimular o debate entre docentes, técnicos administrativos e estudantes para a construção coletiva de um plano estratégico para qualificar ainda mais os cursos de graduação ofertados pela Universidade. Os temas centrais do Fórum deram ênfase à atualização do Projeto Pedagógico Institucional – PPI, a elaboração de um processo de autoavaliação dos cursos de graduação e a avaliação do Programa Institucional de Bolsas (PIB-UFLA) com foco nas modalidades ligadas à PRG.

A reitora em exercício, professora Édila Vilela Von Pinho, reforçou o desafio permanente da Instituição para aliar a expansão com qualidade. Ela destacou que a participação de toda a comunidade deverá resultar em um Programa Pedagógico Institucional coerente com as demandas do século XXI, sem deixar de lado a atenção na formação profissional, ética e cidadã. Aproveitando o Dia do Professor, 15 de outubro, Édila Vilela destacou a importância da valorização da carreira docente e dos cursos de licenciatura da Universidade.

A pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho e o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Marco Antônio Villarta Neder, avaliaram de forma positiva o evento. Eles destacaram a importância de estimular o debate de temas relevantes para o aprimoramento dos cursos, para inovar com novas estruturas curriculares, tecnologias de ensino, abordagem pedagógica e processos de autoavaliação.

Projeto Pedagógico Institucional

Professor Ronei  Martins apresenta as fases de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional

Na abertura do I Fórum de Graduação, o professor Ronei Ximenes Martins, coordenador do Centro de Educação a Distância e professor do Departamento de Educação (DED), apresentou as etapas que vem sendo desenvolvidas pela Universidade para a atualização do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Segundo ele, esse documento servirá de referência e orientação para os projetos pedagógicos dos cursos, a organização dos currículos, a forma como a instituição produz conhecimento por meio da pesquisa e como se relaciona com a comunidade por meio da extensão.

Um texto preliminar do PPI vem sendo estruturado desde 2013, com a contribuição de uma comissão especial que deverá dar continuidade aos trabalhos para sistematizar as contribuições em uma nova versão. A estratégica seguinte será a consulta externa para contribuição de especialistas, a divulgação para toda a comunidade em sessões públicas e o encaminhamento para aprovação dos conselhos superiores da Universidade.

Autoavaliação dos cursos de graduação

Professor José Antônio destaca a importância da CPA

O diretor de Apoio e Desenvolvimento Pedagógico da PRG, professor José Antônio Araújo Andrade,apresentou o sistema de avaliação educacional do Ministério da Educação (MEC) – o Sinaes, que inclui a avaliação das instituições, dos cursos e o desempenho dos estudantes (Enade), e também a autoavaliação conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Ele reforçou a importância da autoavaliação, que se fortalece com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Durante o evento, também foram apresentados os resultados dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis pela elaboração de um sistema próprio de autoavaliação, que auxiliará a PRG no estabelecimento de políticas de orientação para os cursos de graduação.

Os GTs realizam reuniões periódicas desde agosto deste ano, quando foram formados, e deverão dar continuidade à sistematização para apresentar uma proposta de instrumento de autoavaliação até abril de 2015, quando deverá ser realizado um workshop para apresentação e início de sua aplicação. Em outubro de 2015, o processo deverá ser reavaliado no II Fórum de Graduação.

Avaliação dos programas de bolsas

Bolsistas do programa de Ensino e Aprendizagem Técnica avaliam o programa

No dia 16, o tema em debate foi a autoavaliação dos programas de bolsas sob a gestão da PRG. Atualmente, a UFLA oferece 1400 bolsas institucionais, divididas em diferentes programas. As submodalidades de Educação Tutorial (PETi), Aprendizagem Técnica (PROAT), Licenciaturas do Turno Noturno (PIBLIC), Mentoria para Calouros (PROMEC) e Apoio à Produção de Material Didático e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (PROMAD) são gerenciadas pela PRG.

O Fórum de Graduação abriu espaço para que bolsistas, coordenadores e gestores avaliassem o Programa, com a apresentação de desafios e oportunidades. Os Grupos de Trabalho incluíram a apresentação de experiências, que foram compartilhadas entre todos os coordenadores das diferentes modalidades.

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