Atividades acadêmicas durante os jogos da Seleção Brasileira de futebol

Publicado: Sexta, 21 Julho 2023 09:35 | Última Atualização: Sexta, 21 Julho 2023 09:38

Considerando a publicação da Portaria Normativa da Reitoria nº 109, de 19/07/2023, que trata da alteração no horário de trabalho facultada aos servidores da UFLA nos dias de jogos da Seleção Brasileira de futebol durante a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023, a Pró-Reitoria de Graduação apresenta as seguintes orientações à comunidade acadêmica:

Atividades acadêmicas e avaliativas

Tendo em vista que a decisão é facultada aos servidores, os professores poderão optar pela manutenção das atividades acadêmicas programadas para os dias e período contido na referida Portaria.

Aqueles que optarem pela não realização das atividades acadêmicas deverão informar aos estudantes matriculados nos componentes curriculares o planejamento de reposição, conforme abaixo:

- Quando o conteúdo e o planejamento do componente curricular permitirem, os professores ficam autorizados a agendar atividades a serem realizadas no Campus Virtual ou determinar estudos autônomos com realização de tarefas a se realizarem na semana do jogo, incluindo o sábado e, neste caso, tais atividades serão consideradas como reposição das aulas não lecionadas. O professor não deverá atribuir ausência na data/hora da aula que coincidir com o período contido na referida Portaria, aos estudantes que realizarem as atividades dentro do prazo proposto.

- Quando o conteúdo não permitir atividades autônomas e/ou a utilização do Campus Virtual, o professor deverá agendar uma data e horário para a reposição das aulas e comunicar aos estudantes com tempo hábil para que estejam presentes às atividades, cabendo ao professor oferecer a reposição em dia/hora que seja anterior à avaliação final do componente curricular. Para facilitar o agendamento em dia e horário com maior disponibilidade pelos estudantes, o professor poderá utilizar as ferramentas disponíveis no Sistema Integrado de Gestão (SIG).

- Em relação à atividade avaliativa agendada em data e hora que coincida com o período contido na referida portaria, o professor que optar pela não realização das atividades acadêmicas, deverá reagendar a atividade e comunicar a nova data aos estudantes matriculados, e excepcionalmente, neste caso, não será necessário a concordância de todos os estudantes.

Funcionamento dos setores administrativos

Nos dias de jogos, os setores administrativos da PROGRAD realizarão atendimento presencial, incluindo telefônico, após às 12:00.

Funcionamento da Biblioteca Universitária

Para os dias de jogos da seleção feminina de futebol que coincidirem com os dias de funcionamento da Biblioteca Universitária, esta apresentará duas formas de funcionamento durante o período contido na referida Portaria, sendo um para o período durante o semestre letivo da graduação e outro, durante o período de recesso e férias.

- Durante o semestre letivo da graduação, a Biblioteca Universitária estará aberta ao público de 12:00 às 22:00.
- Durante o período de recesso e férias, a Biblioteca Universitária estará aberta ao público de 12:00 às 18:00.

Devido ao atendimento da Biblioteca Universitária funcionar a partir das 12:00 durante o período contido na referida Portaria, o serviço de auto impressão também funcionará a partir deste horário.