Comunicado de evento relevante acerca da matrícula em componentes curriculares dos Cursos de Graduação - segundo semestre letivo de 2021

Publicado: Quinta, 30 Dezembro 2021 10:16 | Última Atualização: Quinta, 30 Dezembro 2021 10:21

O processo de matrícula dos cursos de graduação, que teve início em 28/12/2021 com etapas previstas para realização até o dia 7/1/2022, necessita ser interrompido. Nos dias 28 e 29, tanto a PROGRAD quanto as Secretarias Integradas das Unidades Acadêmicas receberam informes de dificuldades ou impossibilidade de completude do processo por vários estudantes.

As equipes técnicas da PROGRAD e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) identificaram, preliminarmente, problemas relacionados ao processo de alteração em matrizes curriculares e em equivalências entre disciplinas. Estas alterações e determinações de equivalências foram fruto de aplicação recente de legislação específica e também devido à execução de cerca de 450 operações de vinculação de disciplinas (existentes ou criadas), que receberam novos códigos como consequência da criação de 6 novos departamentos.

Portanto, para resguardar os direitos dos estudantes e amparado por dispositivos regulamentares, foi necessário emitir Portaria 146/2021 que suspende a execução do processamento da primeira etapa de matrículas, encerrada no dia de hoje (29/12), até que a equipe técnica possa determinar as medidas a serem tomadas para normalização do processo.

Esclareço que todas as solicitações de matrícula já realizadas no SIG estão devidamente registradas e armazenadas, não sendo necessário refazer. Assim que os técnicos liberarem a continuidade do processo, será aberto novo prazo para inserção de solicitações e posterior processamento da etapa 1.

Especialmente nos casos em que o estudante de percurso regular não recebeu sugestão de disciplinas para cursar e não completou seu processo de escolha, ou no caso daqueles que foram impedidos de escolher disciplina por impedimento devido à identificação incorreta de descumprimento de pré-requisito, será possível corrigir e/ou completar o cadastramento das matrículas no tempo adicional que será atribuído para a primeira etapa.

As novas datas para a continuidade e conclusão das matrículas, inclusive das etapas 2 a 4, serão divulgadas por todos os meios de comunicação disponíveis da PROGRAD, tão logo se restabeleça o funcionamento normal do sistema.

Veja aqui a Portaria PROGRA nº 146/2021.