CEPE aprova ajustes nas normas das atividades letivas de graduação para o encerramento do 2º semestre letivo de 2020

Publicado: Sexta, 19 Março 2021 19:52 | Última Atualização: Sexta, 19 Março 2021 19:52

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Lavras (CEPE/UFLA) aprovou nesta sexta-feira (19/3) a Resolução CEPE n° 51, com ajustes nas normas das atividades letivas de graduação, visando adequar o ensino às novas restrições provocadas pelo recrudescimento da pandemia.

A nova resolução determina que, enquanto prevalecerem os efeitos restritivos do programa “Minas Consciente”, do Governo do Estado de Minas Gerais, e do Decreto municipal nº 15.730, da Prefeitura Municipal de Lavras, ou outro que venha a ser publicado com efeitos semelhantes, devem continuar suspensas todas as atividades práticas presenciais de componentes curriculares previstas para serem realizadas no câmpus universitário da UFLA.

Caso a suspensão ultrapasse o dia 1°/4, todas as atividades de práticas presenciais  planejadas e não realizadas, até então, deverão ser convertidas em aulas demonstrativas, simulações ou outros recursos que permitam sua oferta em Estudo Remoto Emergencial (ERE). Excetuam-se à regra situações pontuais relacionadas aos cursos de Medicina e Medicina Veterinária, que já são do conhecimento das turmas envolvidas.

Com as novas determinações, algumas datas previstas no calendário letivo de 2020/2 foram alteradas. Todas as atividades letivas dos componentes curriculares com oferta regular devem ser encerradas até dia 19 de junho. O prazo limite independe da forma como os componentes foram ministrados, se por meio de aulas práticas presenciais, se por ERE. A oferta de Avaliação Adicional, inicialmente prevista para o período de 24 a 29/5, foi adiada para o período de 21 a 26/6. Por sua vez, o término do período letivo passou de 2/6 para 30/6. Todas essas modificações são para permitir que os docentes se organizem na fase final das ofertas.

De acordo com a resolução, não será possível que o docente  aplique novamente a notação XD ou que cancele a oferta já iniciada no semestre letivo, se o motivo for exclusivamente a impossibilidade de realização de atividades práticas presenciais. Tal medida visa garantir que os estudantes que precisam progredir na integralização do currículo não fiquem prejudicados pela impossibilidade de oferta ocasionada por cancelamentos ou interrupções.

Por sua vez, o estudante que não estiver de acordo com a conversão das atividades práticas presenciais em outras formas de estudo poderá cancelar a matrícula no componente curricular pelo SIG, no período de 5 a 7/4.

O cronograma de oferta de turmas de reposição para componentes curriculares que foram suspensos com notação XD no primeiro semestre de 2020 foi mantido sem alterações. Essas turmas são restritas a um grupo reduzido de estudantes e as atividades devem se encerrar até o dia 10/7/21.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, informa que, vencidos os desafios enfrentados para concluir o ano letivo de 2020, espera contar com a compreensão e colaboração de todos para a reorganização das atividades de ensino a partir do segundo semestre de 2021. “O planejamento do próximo semestre letivo se iniciará em breve, e há expectativa de que ainda seja necessário aplicar o Estudo Remoto Emergencial como estratégia de oferta para a totalidade dos componentes curriculares teóricos e para parte dos teórico-práticos ou práticos”. O professor Ronei também informa que o ingresso de estudantes pelo SISU e pelo PAS (Processo de Avaliação Seriada) está garantido e que, em breve, serão divulgadas informações sobre a continuidade da aplicação de provas dessa última modalidade de ingresso.

Sobre ajustes necessários em datas do cronograma acadêmico da graduação, que são consequência da decisão do CEPE, a Prograd informa que, tão logo seja publicada a resolução, as datas e prazos decorrentes dos ajustes serão aprovados por meio de portaria e publicadas no site da pró-reitoria.

Ajustes em datas relevantes do calendário letivo

Cancelamento de matrícula em CC: 5 a 7/4

Conclusão das  atividades letivas de componentes curriculares com oferta semestral, do módulo 2 ou das turmas especiais aprovadas pela Prograd: até 19/6

Avaliação Adicional: 21 a 26/6