Ir direto para menu de acessibilidade.

Programa Institucional de Bolsas para as Licenciaturas (PIBLIC)

O Programa Institucional de Bolsas para as Licenciaturas é uma submodalidade pertencente à modalidade da Bolsa de Ensino e Aprendizagem, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA).

O PIBLIC destina-se a promover constante melhoria na formação acadêmica dos discentes da UFLA, tendo como princípio norteador a participação de discentes em projetos que promovam a superação de dificuldades e/ou o desenvolvimento de atividades acadêmicas de excelência capazes de proporcionar o aprimoramento da formação nos cursos de graduação.                

O PIBLIC contribui para a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribui para a valorização do magistério; eleva a qualidade da formação inicial de professores nos cursos com grau de licenciatura, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências de práticas docentes de caráter inovador que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; e contribui para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos com grau de licenciatura. O PIBLIC objetiva, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação com grau de licenciatura; estimular os estudantes a desenvolverem atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento docente e aos processos de ensino e de aprendizagem, fundamentados no estudo e na pesquisa; contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação, oferecendo-lhes oportunidades de conhecimento e prática em ambientes além das salas de aula; contribuir com o desenvolvimento institucional por meio das atividades desenvolvidas, auxiliando a UFLA a cumprir sua missão educacional, gerando conhecimentos e práticas para o avanço da ciência.

Conheça os projetos PIBLIC abaixo:

  • Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Química com Foco na Inovação Curricular
  • Educação em Astronomia e Ensino de Física
  • Ensino de Filosofia: História da Filosofia e suas Temáticas Fundamentais
  • Estudo do Desenvolvimento Lógico-Histórico de Conceitos Matemáticos para a Elaboração, Desenvolvimento e Investigação de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem
  • Oficinas Pedagógicas de Lutas nas Aulas de Educação Física Escolar do Município de Lavras - MG
  • Textos Multissemióticos em Sala de Aula: Perspectivas Teóricas e Metodológicas
  • Tornar-se Professor: A Aprendizagem da Docência no Contexto da Sala de Aula da Educação Básica

Projeto: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Química com foco na Inovação Curricular

O projeto “Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Química com foco na Inovação Curricular” iniciou suas ações no mês de maio de 2019 e conta com 3 bolsistas do curso de Licenciatura em Química da UFLA. Tem como objetivo o desenvolvimento de materiais didáticos para a abordagem de conceitos químicos no Ensino Médio, bem como de temáticas recentes e que ainda são pouco abordados nas escolas. Dessa maneira, são realizados estudos sobre o currículo de Química do Ensino Médio, estratégias de ensino, dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Também é realizado um estudo sobre o contexto das escolas de Lavras, focando a disciplina de Química, procurando mapear assuntos e estratégias de ensino que os professores de Química apontam como importantes e temas que os estudantes demonstram interesse em conhecer de forma aprofundada. Todas essas ações são realizadas na primeira etapa (em andamento), de maneira a fundamentar a segunda etapa, que é a produção dos materiais que serão disponibilizados para as escolas, os quais esperamos contribuir para a implementação de novos conceitos e a promoção da aprendizagem dos estudantes.


Projeto: Oficinas Pedagógicas de Lutas nas Aulas de Educação Física Escolar do Município de Lavras – MG

O referido projeto tem como objetivo inserir de forma contextualizada as práticas de lutas nas aulas de Educação Física do ensino fundamental e médio do município de Lavras-MG. A proposição desse projeto justifica-se, uma vez que a escola, diferentemente dos contextos de academias e clubes, necessita de um ensino interdisciplinar das lutas, evitando o uso de treinamento mecânico restrito às técnicas especificas descontextualizadas. Para tanto, optamos pela metodologia pautada nas oficinas pedagógicas para o contexto das aulas de Educação Física (Ensino Fundamental e Médio), a fim de tematizar criticamente as manifestações de lutas. Esperamos como resultados dessa proposta ampliar os processos de formação inicial e continuada no contexto da Educação Física escolar, propiciando estudos teórico-práticos no âmbito da pedagogia das lutas para o ensino fundamental e médio.


Projeto: Ensino de Filosofia: História da Filosofia e suas Temáticas Fundamentais

Em breve descrição aqui.


Projeto: Educação em Astronomia e Ensino de Física

Os documentos oficiais para a Educação Básica, apontam diversos tópicos de Astronomia que devem ser contemplados nessa etapa do ensino. Entretanto, é de responsabilidade de professores de outras áreas do conhecimento assumirem essa tarefa. Estudiosos em Educação em Astronomia apontam que o professor de Física,  devido a sua formação específica, possui condições necessárias para abordar não só os tópicos de Astronomia, como de Astrofísica e Cosmologia. Identifica-se que uma formação complementar consiste em grande contribuição para os futuros professores. Sendo assim, a proposta do trabalho consiste em aprofundar os estudos em diferentes tópicos: história da astronomia, astronáutica, astrofísica, cosmologia e fenômenos astronômicos. Na sequência serão realizadas pesquisas bibliográficas, desenvolvendo o estado do conhecimento para cada tópico. A etapa final do trabalho consiste no desenvolvimento de propostas de atividades didáticas para a sala de aula articulando os tópicos elencados com o ensino de Física.


Projeto: Textos Multissemióticos em sala de Aula: Perspectivas Teóricas e Metodológicas

Em breve descrição aqui.


Projeto: Estudo do Desenvolvimento Lógico-Histórico de Conceitos Matemáticos para a Elaboração, Desenvolvimento e Investigação de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem

Em breve descrição aqui.


Projeto: Tornar-se Professor: A Aprendizagem da Docência no Contexto da Sala de Aula da Educação Básica

Em breve descrição aqui.