Ir direto para menu de acessibilidade.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL INSTITUCIONAL (PETI)

O Programa de Educação Tutorial Institucional é uma submodalidade pertencente à modalidade da Bolsa de Ensino e Aprendizagem, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA).

O PETI destina-se a promover constante melhoria na formação acadêmica dos estudantes da UFLA, tendo como princípio norteador a participação de estudantes em projetos que promovam a superação de dificuldades acadêmicas e o desenvolvimento de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão de excelência, capazes de proporcionar formação de qualidade nos cursos de graduação.

O PETI visa dar oportunidade para que estudantes desenvolvam grupos, sob a tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Tem como objetivos promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos envolvidos direta ou indiretamente com o programa; estimular a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes, bem como a melhoria dos cursos de graduação. A constituição dos grupos de alunos vinculados aos cursos de graduação objetiva o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão de forma a oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã.

O PETI propõe: desenvolver atividades baseadas na articulação entre ensino, pesquisa e extensão destinadas à aplicação nos cursos de graduação da universidade; estimular os estudantes a desenvolverem atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação; contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação, oferecendo-lhes oportunidades de conhecimento e prática em ambientes além das salas de aula; contribuir com o desenvolvimento institucional por meio das atividades desenvolvidas, auxiliando a UFLA a cumprir sua missão educacional, gerando conhecimentos e práticas para o avanço da ciência.

Conheça os grupos PETI abaixo:

  • PETI Biologia Parasitária
  • PETI Direito
  • PETI Direito - Liberdades Civis
  • PETI Engenharia Civil
  • PETI Engenharia de Controle e Automação

PETI Biologia Parasitária

Orientador: Joziana Muniz de Paiva Barçante (DSA)

O PETI - Biologia Parasitária (PETI BIOPAR) tem como objetivo contribuir com a formação de futuros profissionais com ampla base de conhecimento técnico e científico, voltado para a aplicação direta em diferentes áreas Parasitologia Humana e Animal, tanto no que tange à área acadêmica quanto ao retorno social. As atividades deste projeto contemplam ensino, pesquisa e extensão e estão centradas em temas ligados às endemias parasitárias, às zoonoses parasitárias, ao diagnóstico parasitológico e às interfaces entre a parasitologia, patologia, imunologia, epidemiologia e saúde pública. As atividades estão direcionadas, principalmente no controle de vetores de arboviroses; epidemiologia e controle das Leishmanioses, monitoramento de armadilhas; atividades de ensino e de cunho educativo no projeto Minuto da Saúde; apoio à Vigilância Epidemiológica do município de Lavras e Secretaria Regional de Saúde de Varginha; organização do Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas, que se encontra em sua quinta edição e apoio ao Plano Ambiental da UFLA. A interdisciplinaridade que envolve o trabalho do grupo oferece recursos que ampliam os conhecimentos e experiências dos estudantes dotando-os de conhecimentos para o exercício de competências e habilidades, como: atenção à saúde, tomadas de decisões, acessibilidade à população, liderança e educação permanente.


PETI Direito

Orientador: Gustavo Pereira Leite Ribeiro (DIR)

O Grupo PETI Direito está vocacionado para o trabalho colaborativo, comprometido com sólida formação jurídica de seus integrantes a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, aliada a uma postura empreendedora e reflexiva que fomenta a capacidade para a aprendizagem autônoma e dinâmica, mas também sensível às questões éticas e sociais, não deixando de assumir papel ativo no aperfeiçoamento das instituições jurídicas brasileiras em respeito à função social da educação superior. Entre seus objetivos específicos, destacam-se os seguintes: facilitar a adaptação de estudantes à dinâmica do ensino universitário por meio de oficinas e treinamentos sobre técnicas de estudo e de pesquisa; experimentar e divulgar métodos de ensino participativo, como estudo de caso, diálogo socrático, seminário, role-play e problem-based learning; criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal dos estudantes, no sentido de atuarem como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e na construção de seus itinerários profissionais, incluindo, entre outras, habilidades relacionadas com a promoção da saúde física e mental, finanças pessoais, oratória e comunicação, etiqueta profissional, respeito à diversidade, criatividade e empreendedorismo; organizar a apoiar eventos científicos e culturais, que permitam aos estudantes dialogar com profissionais de atuação destacada, conhecer exigências do mercado de trabalho e conhecer as peculiaridades das diversas profissões jurídicas associadas à formação acadêmica; realizar pesquisa sob enfoque crítico-dogmático, assim como diagnósticos jurisprudenciais e estudos de direito comparado, sobre dilemas bioéticos e problemas envolvendo o direito civil; criar líderes, comprometidos com o trabalho colaborativo, o empreendedorismo, o exercício da cidadania e o respeito aos direitos fundamentais. Interessa-se, ainda, em dialogar com grupos de estudos e de pesquisa, nacionais e estrangeiros, de variadas áreas do conhecimento, buscando ações de mobilidade, publicações coletivas e trocas de experiências e saberes. Atua, prioritariamente, nas seguintes áreas: Direito Civil e Bioética; Educação e Tecnologias.


PETI Direito - Liberdades Civis

Orientador: Leonardo Gomes Penteado Rosa (DIR)

O PETI-Direito visa a proporcionar aos seus bolsistas formação integral em direito, com atenção à importância do trabalho colaborativo, interdisciplinar e democrático, bem como ao desenvolvimento das habilidades fundamentais do jurista contemporâneo, como leitura e argumentação rigorosas e manejo de fontes, inclusive estrangeiras. O tema de pesquisa, ensino e extensão a ser privilegiado são as liberdades civis, notadamente as de expressão e religião, sem prejuízo de atenção a temas correlatos, sobretudo quando fazê-lo contribuir à interdisciplinaridade do grupo. Ciente da função social do ensino superior, o grupo tem como objetivos contribuir ao aprimoramento do ensino jurídico na Universidade, reverberando positivamente para além da equipe de discentes beneficiária das bolsas, bem como estabelecer laços discursivos democráticos e bilaterais presenciais e virtuais com a comunidade do entorno da Universidade, em atenção à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e visando à promoção de consciência cidadã e à justiça social. 


PETI Engenharia Civil

Orientador: Rodrigo Allan Pereira (DEA)

As ações desenvolvidas pelo grupo PETi Engenharia Civil tem como base o desenvolvimento das habilidades dos discentes nas diversas áreas do conhecimento considerando as especificidades da região, as inovações tecnológicas implementadas no ramo da Engenharia Civil e as mudanças e novas tendências de mercado. As atividades de ensino pesquisa e extensão propostas têm como objetivo promover a interação entre ensino teórico e prático além de beneficiar toda a comunidade ao redor da Universidade Federal de Lavras. As ações do PETi Engenharia Civil envolvem o suporte às atividades de ensino, a pesquisa e a extensão como a preparação de videoaulas, a elaboração de materiais didáticos, a tutoria de alunos ingressantes na Engenharia Civil, cursos de capacitação de discentes e profissionais da área, direcionamento a estudantes do ensino médio de Lavras/MG, além do desenvolvimento de pesquisas em áreas como a sustentabilidade nas edificações e aproveitamento de resíduos da indústria na construção civil. O PETi Engenharia Civil tem como objetivo o aprimoramento e a disseminação do conhecimento acerca das diversas áreas que envolvem a Engenharia Civil com o intuito de melhorar e facilitar suas atividades, principalmente na região de Lavras/MG.


PETI Engenharia de Controle e Automação

Orientador: Fábio Domingues de Jesus (DAT)

Em breve descrição aqui.