Ir direto para menu de acessibilidade.

Enade 2018

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.


1. Qual a legislação pertinente ao ENADE?

No ENADE 2018:


2. O ENADE é obrigatório?

SIM. O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O registro de participação condição indispensável para a colação de grau e expedição de diploma. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes – dispensados da prova) e último (concluintes) ano do curso.


3. Qual o objetivo do ENADE?

O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.


4. Cursos da UFLA que serão avaliados em 2018:

  • Administração
  • Administração Pública (EaD)
  • Administração Pública (Presencial)
  • Direito

A lista de estudantes convocados para a realização da prova consta no item 12 desta página.


5. Quais os instrumentos que compõe o ENADE?

  • Questionário do Estudante: tem o objetivo de colher informações sobre o perfil socioeconômico do estudante. A participação na pesquisa desenvolvida por meio do Questionário do Estudante é obrigatória e de grande relevância para o conhecimento do perfil do estudante avaliado pelo Sinaes. É também uma oportunidade para o estudante manifestar a própria opinião acerca do curso que frequenta, bem como sobre as impressões pessoais da sua Universidade. A Portaria Normativa MEC nº. 19/2017, em sua atual redação, obriga o estudante à participação no Questionário, haja vista o cálculo de indicadores educacionais a partir dos resultados do Enade considerar variáveis coletadas por meio deste instrumento. do Inep e por força de sua obrigatoriedade só após respondê-lo o estudante terá acesso à informação do seu local de prova.

Em 2018: Durante o período de 03/09 a 21/11 o Questionário do Estudante deverá ser respondido eletronicamente pelos concluintes dos cursos avaliados. O estudante que não responder ao questionário ficará em situação IRREGULAR junto ao Inep, mesmo fazendo a prova.

  •  Prova: Composta por questões de avaliação do componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas e Componente Específico da área avaliada.

6. Em 2018 as diretrizes, ou seja, o conteúdo de cada prova será: 


7. Como são definidas as áreas que serão avaliadas no ENADE?

O Ministro da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade de aplicação do ENADE em cada área será trienal.


8. Quando será realizado o ENADE 2018?

A prova será aplicada no dia 25 de novembro de 2018, com início às 12h00 (horário de Brasília).


9. Quais os estudantes habilitados a participar do ENADE 2018?

  • Ingressantes – estudantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2018 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia da inscrição – DISPENSADOS DA PROVA;
  • Concluintes– aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo até o último dia da inscrição. Esses realizarão a prova.

10. Qual a situação do estudante inscrito que não realizar a prova?

O estudante selecionado que não realizou a prova encontra-se na em situação IRREGULAR e não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).

Nesse caso o estudante deverá justificar a sua ausência ao Exame junto a sua coordenação de curso no prazo estipulado pelo INEP.


11. Como fica a situação dos estudantes com matrícula trancada?

Independente da sua situação de matrícula (com matricula trancada ou afastado da IES), o estudante habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no ENADE e realizar a prova.


12. Como posso confirmar minha inscrição para o Exame?

No dia 03/09 a UFLA divulgará a lista definitiva de estudantes inscritos. O aluno deverá acessar o site do Inep (a partir de 14/08) para realizar seu cadastro e, se necessário, solicitar atendimento especial na realização da prova e uso de nome social.

Entre em contato com a coordenação do seu curso para verificar sua situação o quanto antes. A partir do dia 14/08 uma lista prévia de concluintes inscritos poderá ser verificada por ele. 


13. Quando e como serão divulgados os locais de prova?

A consulta ao local de prova só é disponibilizada ao estudante após seu cadastro no Sistema Enade e preenchimento do Questionário do estudante.

A divulgação dos locais de prova será feita pelo Inep em 09/11 no Sistema Enade.


14. Após a realização da prova, como solicitar dispensa do Enade 2018? (Justificativa de ausência)

Leia o item 20, o Anexo II (Processos para reguralização) e o Anexo III (Critérios para deferimento de dispensa de prova) do Edital.


Para mais informações procure a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino – DADE/PRG (www.dade.ufla.br) ou acesse: Portal Inep/ Enade. 


Anos anteriores