Ir direto para menu de acessibilidade.

Engenharia Física

Gentileza solicitar descrição da imagem

O curso de Engenharia Física tem como meta principal a formação de profissionais com um vasto conhecimento em física e matemática integrado às tradicionais disciplinas e metodologias da engenharia. Estes profissionais serão capazes de atender às demandas dos setores tecnológico e de inovação, mais especificamente, aquelas que exijam uma sólida formação em física moderna.

O Engenheiro Físico poderá elaborar, gerenciar e executar projetos avançados em empresas, indústrias, institutos de pesquisa ou universidades, sempre tendo como foco a agregação de valor tecnológico e inovador à sociedade. As competências desenvolvidas ao longo do curso estimularão o egresso a mobilizar seus conhecimentos de Física, Matemática e Computação para solucionar de modo criativo os mais variados tipos de problemas do setor tecnológico. Em particular, o curso da UFLA enfatizará uma formação que permita ao Engenheiro Físico atuar no setor de instrumentação, aspecto importante para o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Pode-se dizer então que o Engenheiro Físico será um multiespecialista com forte atuação interdisciplinar.

Sendo um profissional com sólida base cientifica e tecnológica, o engenheiro físico estará preparado para aplicar os conhecimentos de ciências básicas na investigação e resolução de problemas nos setores de ciência, tecnologia e inovação. Comumente, progressos nessas áreas requerem conhecimento atualizado de ciência contemporânea, como mecânica quântica, física do estado sólido, eletromagnetismo, ciências dos materiais, computação, robótica, eletrônica básica e avançada, optoeletrônica, fotônica, automação de equipamentos, dentre outros.

A formação do Engenheiro Físico o capacita para o trabalho multidisciplinar, e suas competências de multiespecialista para atuar nos mais diversos setores como, por exemplo, no desenvolvimento de instrumentação de alta tecnologia para ciência dos materiais, agrícola e energias alternativas; na área de óptica, com comunicações por fibra óptica, optoeletrônica e fotônica; no desenvolvimento de novos materiais úteis para engenharia e a nanotecnologia.

É importante notar que a UFLA oferece ao curso um ambiente propício ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovação em áreas relacionadas com a agricultura. Além disso, o parque tecnológico de Lavras fornecerá um ambiente natural para startups. O mapeamento dos egressos dos cursos de Engenharia física apontam empresas que contrataram Engenheiros Físicos no Brasil ou que podem absorver um profissional com tal formação: 3M, Caterpillar, AMP, Bosch, Embraer, Degussa, IBM, Itautec, Monsanto, Monroe, Motorola, Pirelli, Telebrás, Rhodia, Shell, Engemasa, Opto, para mencionar algumas.

  • Modalidade: Bacharelado
  • Titulação: Engenheiro Físico
  • Regime: Semestral
  • Período: Integral
  • Duração: 10 semestres
  • Nº de vagas por semestre:
  • Coordenador: Prof. Jefferson Esquina Tsuchida
  • Telefone: (35) 3829-1108
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Colegiado:
  • Núcleo Docente Estruturante (NDE):
  • Projeto Pedagógico do Curso (PPC): www.dade.ufla.br/ppc/
  • Currículo Pleno